eleições 2020

Partidos definem posicionamento entre Cechin e Pozzobom para o segundo turno

18.398

A menos de 10 dias para a definição dos rumos de Santa Maria, para os próximos quatro anos, os dois finalistas da disputa para o segundo turno -Sergio Cechin (PP) e Jorge Pozzobom (PSDB) - seguem em busca da adesão de partidos. Do lado do vice-prefeito, que busca o comando do município a partir de 2021, já são três siglas que abriram, nos últimos dois dias, apoio ao político. São elas: Rede, PSD e PSB. De acordo com a assessoria do progressista, a Rede Sustentabilidade - que era da coligação de Marcelo Bisogno (PDT) - foi a primeira a oficializar adesão à dobradinha Cechin e Harrisson (MDB). Na sequência, ontem, o PSD, que ocupava a vaga de vice com o nome de Marion Mortari ao lado do candidato Luciano Guerra (PT), seguiu o mesmo caminho. Em Santa Maria, o PSD tem como principais nomes os vereadores Marion Mortari e Deili Silva. Mortari foi, em 2016, o segundo parlamentar mais votado e, neste ano, concorreu como vice. Já Deili Silva, que é vereadora, não se reelegeu.

- Santa Maria não está no rumo certo. E, analisando, a atual conjuntura, entendemos que o melhor para Santa Maria, nesta disputa em segundo turno, é apoiar a candidatura de Sergio Cechin - avaliou Mortari.

Assembleia autoriza desconto de servidores que receberam auxílio indevidamente

Também, ontem, o PSB de Fabiano Pereira oficializou que estará ao lado do progressista. O experiente político, que já foi vereador, deputado estadual e secretário (de município e de Estado), entende que é preciso ter uma posição definida e "não ficar em cima do muro":

- O momento que Santa Maria vive é grave. Não cabe nos omitirmos. É por isso que o PSB decidiu, de forma unânime, estar ao lado de Cechin. A partir de agora, eu e toda a militância do PSB estamos trabalhando pelo Cechin e Harrisson. Há um compromisso deles em dar enfrentamento a três questões que, para nós, são caras: o fortalecimento da saúde, a criação de postos de trabalho, e, ainda, a assistência social aos pobres da periferia.

Já do lado do PSDB, Guilherme Cortez, que é o coordenador da campanha de Pozzobom, que busca a reeleição, as tratativas estão encaminhadas. Porém, ele não adianta se houve algum avanço recente. Oficialmente, apenas o PCdoB abriu apoio à candidatura tucana. Os comunistas emitiram uma nota em que recomendam "voto crítico" a Pozzobom.

Leia mais sobre as eleições

CARTA
Evandro de Barros Behr (Cidadania), que concorreu a prefeito, emitiu uma carta - assinada por ele e por Carla Kowalski (que foi vice na chapa pura) - onde elenca prioridades a serem assumidas por um dos prefeituráveis, para que eles sinalizem quem terá o apoio do Cidadania. No documento, constam pautas como a revisão do plano diretor, desburocratização da atividade empresarial, duplicação da Faixa Nova de Camobi, entre outras reivindicações.  

MISTÉRIO
Segue ainda a indefinição de outras duas siglas que concorreram à prefeitura, o PDT, de Marcelo Bisogno, e o Republicanos, de Jader Maretoli. Porém, pelo lado pedetista, o mistério já tem data para ser revelado. De acordo com Bisgono, a legenda deve definir até o fim de semana quem apoiará no segundo turno. Por enquanto, o partido debate internamente, com os candidatos a vereadores e membros do diretório e da executiva, qual será a decisão a ser tomada. Mesmo assim, já é possível adiantar que os trabalhistas não irão optar pela neutralidade.

- Já conversamos com os dois lados. O escolhido para ter o nosso apoio terá de se comprometer com os projetos da Escola em Tempo Integral, Cidade Digital e Travessia Urbana na Cidade, que estavam contemplados em nosso plano de governo - explica Bisogno.

O Diário tentou contato, com Jader ao longo da tarde de ontem, porém, as ligações não foram atendidas. Juntos, ele e Bisogo somaram 25.416 votos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em debate acalorado, clima dos bastidores é tranquilo entre equipe dos candidatos Anterior

Em debate acalorado, clima dos bastidores é tranquilo entre equipe dos candidatos

Próximo

Assembleia autoriza desconto de servidores que receberam auxílio indevidamente

Política